terça-feira, 10 de maio de 2016

Mãe com Fibro


Olá!!! Estou de volta!!!!! Hoje vou contar um pouquinho da minha experiência em ser mãe e portadora da fibromialgia... Como vocês sabem, tenho duas filhas... uma de 8 anos e outra de 2 anos e 8 meses!!!
Ser mãe não é uma tarefa fácil, independente de ser portadora de alguma síndrome ou doença!!!! Nós colocamos sempre nossos filhos em primeiro lugar!!! Percebo q quando temos a fibromialgia isso fica mais evidente... é de nossos filhos q tiramos forças para prosseguir... Por eles q nos levantamos todos os dias, mesmo que nos arrastando!!! Não sou perfeita e estou muito longe de ser, mas procuro ao máximo me dedicar e participar da vida das minhas filhas.
Eu desenvolvi a fibromialgia quando a Duda estava com 3 anos, então foi um pouco mais “fácil”, porque ela já não precisava de colo constantemente, ela já estava na escola e eu trabalhava, mas não era todos os dias, então tinha períodos de descanso. Já com a Sofia foi e está sendo diferente, foi uma gestação com a fibromialgia me acompanhando e depois q ela nasceu o “problema” era carrega-la no colo, pois eu sinto muita fraqueza, dormência e tremor nos braços e mãos, então achei uma solução... quando saia de carro lavava o carrinho dela (comprei um carrinho tipo guarda-chuva, super leve e que era fácil empurrar) e quando saia de ônibus eu usava um baby bag ou canguru, isso me ajudava bastante, porque o peso dela ficava dividido.
Agora elas já estão maiores um pouquinho, mas é claro q ainda precisam de mim!!!! Sofia é ainda um bebê, que precisa de colo, claro que ela não anda o tempo todo no colo, mas eu ainda a carrego... Duda já está ficando uma mocinha, mas também requer minha atenção, sentamos para estudar, melhorar a leitura... enfim, coisas q mães fazem!!!
Eu tenho a impressão, que nós, mães fibromiálgicas, criamos filhos mais amorosos, mais preocupados com o outro, estão sempre querendo ajudar, querendo cuidar... enfim... seres mais humanos!!!! Cheguei a essa conclusão conversando com as professoras delas... Minhas filhas estão sempre querendo ajudar, “preocupadas” se está tudo bem... Espero q as outras mães, q não são portadoras dessa síndrome, não fiquem chateadas, mas involuntariamente, nós passamos isso para nossas crianças, porque realmente precisamos de ajudas.
Eu não escondo das minhas filhas as minhas limitações... tem dias q consigo sentar no chão e brincar com elas e outros não, brincamos na cama ou no sofá!!! Tem dias que dá para correr pular... outros vamos sentar e desenhar!!! Tem vezes q preciso ficar deitada, quietinha no escuro, porque senão, minha cabeça vai explodir e outros, podemos assistir um filme bem legal... podemos colocar uma música bem agitada e podemos cantar bem alto!!!! Acho isso muito importante para o desenvolvimento de nossas crianças!!!!
Bem... Espero ter contribuído um pouquinho!!! Para quem ainda não é mãe... Não tenham medo... É uma sensação maravilhosa e descobrimos como podemos ser fortes!!!! Pode deixar perguntas e sugestões!!! Durante essa semana estaremos fazendo postagens diárias!!!
                               Bjinhos!!!! Fiquem com Deus!!! E Feliz Dia das Mães, porque dia das mães é todo dia!!!
Carla Mãe Com Fibro

Nenhum comentário:

Postar um comentário