quarta-feira, 16 de março de 2016

Insônia ou Distúrbios do Sono causam DOR

O sono é fundamental para o bem-estar do indivíduo e para o funcionamento adequado de seu organismo.
O sono não pode ser encarado apenas como o repouso do organismo, ao contrário disto, é neste período em que ocorre a produção de uma série de substâncias vitais para a saúde. Dentre essas substâncias destacam-se produtos envolvidos na manutenção do sono, na integridade do tecido muscular, nas vias de transmissão da dor e numa série de processos que resultam no equilíbrio do organismo. Portanto, dormir é necessário ! 


A maioria das pessoas com fibromialgia experimentam insônia ou sono não reparador - que é leve e não refrescante. Distúrbios do sono podem levar a níveis mais baixos de serotonina, o que resulta no aumento da sensibilidade à dor. 


Na fibromialgia ocorrem diversos distúrbios na estrutura do sono levando ao sono não restaurador. A pessoa acorda como se não tivesse dormido, rígida, com dores no corpo e indisposta.
Dentre os principais distúrbios do sono observou-se em uma pesquisa a diminuição na qualidade do sono profundo decorrente de ondas alfa de alta freqüência que se sobrepõem às ondas lentas, constituindo o padrão alfa / delta do sono. Foram feitos alguns estudos quanto a possibilidade de se modificar o padrão alfa / delta do sono. Concluiu-se que, na maior parte das vezes, esse padrão pouco se altera com o tratamento. No entanto outros aspectos do sono melhoram, como a sua eficiência e a quantidade de sono profundo durante a noite. O paciente, portanto, melhora de suas queixas de sono superficial, mas mantém uma predisposição a apresentar distúrbios do sono. Nesse sentido, os pacientes com fibromialgia devem ter em mente alguns cuidados para dormir melhor. 


Cuide de seu sono! 

Você estará contribuindo para o tratamento da fibromialgia. Estas orientações gerais visam corrigir hábitos errados que podem acarretar prejuízos para o sono. 

Relaxamento 

Diminua a ansiedade ou tensão uma hora antes de dormir para “desacelerar” o seu pensamento e relaxar. 

Técnicas de Relaxamento 

- Criar uma rotina de relaxamento.
- Meditação 
- Músicas suaves.
- Leitura
- Banho quente. 

Restrição do sono 

- Fique deitado na cama apenas o tempo necessário para dormir. Isso melhora a eficiência do sono.
- O quarto deve ser usado preferencialmente para dormir e para o relacionamento conjugal.
- Se você não conseguir dormir após estar 30 minutos deitado, saia do quarto e faça alguma atividade relaxante, sem se expor à luz intensa. 

Controle de estímulos 

Você deve tornar o ambiente de seu quarto favorável para dormir. Alguns aspectos a serem considerados: 

- Temperatura do ambiente.
- Reduzir o nível de ruído ao máximo - às vezes é necessário o uso de tampões auriculares ou janelas anti-ruídos.
- Reduzir odores. 
- Agasalhar-se conforme a temperatura com pijama e cobertas.
- Usar um travesseiro confortável. 

Recondicionamento 

- Mantenha um esquema regular de atividades diárias, incluindo atividades prazerosas, exercícios físicos e estabeleça um período constante para o sono.


- Exercícios físicos – É recomendado um período de 20 a 30 minutos de exercício físico diário. Evitar atividades extenuantes no final do dia.


- Alimentação – Não se deve dormir com fome, mas também não são recomendadas dietas hipercalóricas ou exageradas à noite.


- Cafeína, nicotina e álcool – Devem ser evitados nas 5 ou 6 horas que precedem o sono pois atuam como psicoestimulantes. 


- Período de sono – Tente estabelecer um horário fixo para ir dormir e acordar, de acordo com os seus compromissos.

Apesar de não ser o ideal, se você não conseguir fixar o período de sono, poderá compensar o sono insuficiente de um dia prolongando o período de sono no dia seguinte ou nos finais de semana.

- Não se deve fazer cochilos durante o dia, exceto se você estiver acostumado e isto não prejudicar o seu sono noturno.


- Dormir à noite e despertar com luz do sol.
A luz ajuda a consolidar o ciclo vigília-sono. Às vezes tratamentos com luz são recomendados pelos médicos na abordagem da insônia. 



Então, cuide de seu sono!

Fonte: Site Fibromialgia

Nenhum comentário:

Postar um comentário