sexta-feira, 3 de junho de 2016

Um Diário para sua Dor





Olá amigos de fibro,

Que tal fazer um diário da Dor!?
Nele vc coloca como foi seu nível de Dor, o que te fez mal o que te chateou, o que te fez sorrir. Assim, vc compara dia que a dor foi mais fraca e o dia que a Crise foi brava, e se algo desencadeou a dor.

Me ajuda muito...
Por exemplo dias que o clima muda, sinto mais dores fortes e dias de lua cheia fico mais agitada.

Coloque no diário. as situações que mais causam dor, os locais onde o sintoma acontece, etc. Desta forma, fica muito mais fácil para o médico e o paciente entenderem como ocorrem as crises de fibromialgia, facilitando o controle da doença; – esteja atento ao que causa dor.

Observe quando ela aumenta e cuide para que não ocorram lesões que possam prejudicar o andamento do tratamento. Trabalhe sempre a ergonomia, em casa ou no trabalho, e relate ao médico qualquer dor diferente da habitual; – reconheça seus limites. Durante a prática de exercícios físicos, não tente se esforçar mais do que o normal, mesmo nos períodos onde não há dor.
 O exagero poderá comprometer o tratamento e agravar a doença. -Para os dias que faço exercício físico coloco uma carinha feliz 😀, assim consigo controlar a quantidade de exercícios que estou realizando.

Tente identificar o nível de sua dor...
Numa Escala de 0 a 10.
A escala (nível) da dor é uma ferramenta que é usada por médicos ou terapeutas e pode ser usada por nós.
Muitos utilizam uma escala de 0 a 10.

0= descreve nenhuma dor, etapa essa que as dores somem. Sim somem. Vc pode viver com o diagnostico na gaveta.

1,2 ou 3= quando possuimos algum desconforto. Aqui onde sinto um leve desconforto.

4,5 ou 6= é onde se tem uma dor moderada. Um pouco pior que um desconforto, mas ñ tão doloroso.

7,8 ou 9= esta dor é insuportavel.

10= incontrolavél

Vouu dar meu exemplo
Eu e meu Nível de DOR:
0= se eu tive algum dia não lembro direito...rss mas é qd não sinto dor alguma

1,2 ou 3= é aquela dor, que eu consigo limpar a casa, trabalhar, estudar, fazer um exercício... aquela que convive comigo. Dor nas costas, dor no pé, a roupa incomoda, mas dar pra levar, pq qd tomo um remédio ela passa

4,5 ou 6= a dor persiste em continuar, o remédio ñ faz mais efeito, o mal humor chega junto, o meu ritmo começa a diminuir, já bate aquela tristeza.

7,8 ou 9= a dor já me deixa na cama, a depressão começa a quere vir, ninguém pode encostar no meu corpo, ñ consigo pensar e a fadiga tá junto.

10= aquele momento que ñ consigo controlar, e eu qd vejo estou no hospital em prantos...

Queridos, cada corpo reage de uma forma, esse é um exemplo de como dou nível a minha dor. Cada dor é única. E tenho certeza q ela vai passar.

Que tal começar hoje escrevendo seu diário da dor!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário