As pessoas com fibromialgia têm dores pelo corpo inteiro. A dor muitas vezes chega aos seus dentes e mandíbula, levando esses pacientes a acreditarem que estão precisando de um preenchimento ou canal. Os pesquisadores concluíram, contudo, que tais dores não são sempre um sinal de problema dental e podem estar associados a fibromialgia.
A articulação temporomandibular (ATM) está localizada em ambos os lados da cabeça e, juntamente com a mandíbula inferior e seus músculos, torna possível o abrir e fechar da boca.
Existem dois tipos de distúrbios da articulação temporomandibular (DATM), sendo que o primeiro pode ser causado por lesões na cartilagem ou ligamentos da articulação. Pacientes com esse tipo de distúrbio podem sofrer com estalos na articulação da mandíbula e com a incapacidade de abrir a boca. De acordo com a American Dental Association, os DATM podem resultar em artrite, ferimentos ou luxações.
O segundo tipo de DATM é muscular e é mais provável que afete os portadores da FIBROMIALGIA . Nessa condição, os músculos usados para mastigar e mover o rosto, pescoço e ombros são afetados. A falta de sono, o estresse e traumas musculares podem causar o DATM muscular.
O reumatologista Mark Borigini, credenciado pela University of California-Irvine School of Medicine, afirma que médicos, dentistas e pacientes nem sempre discutem dores na face ou nos dentes por não acreditarem que elas possam estar associadas à fibromialgia. Devido ao fato de os DATM provocarem, por vezes, dores de cabeça, náuseas e tonturas, além de sintomas odontológicos, médicos e dentistas têm dificuldade para diagnosticá-los.
Uma vez descartados o apodrecimento dos dentes e abscessos, os pacientes devem controlar seu estresse, diz o médico. Massagens, assim como mudanças no estilo de vida ou medicamentos, podem ajudar a relaxar os músculos faciais e aliviar a dor e insônia causados pelos DATM. Pacientes com problemas de alinhamento dos dentes necessitam de intervenção odontológica. Médicos e dentistas podem também ter que negociarem juntos sobre os cuidados com pacientes e conversarem com as companhias de seguros sobre a necessidade de tratamentos.
Sempre bom conversar com o seu Dentista de confiança e seu Reumatologista.
Fonte:
American Dental Association [em inglês]
Nenhum comentário:
Postar um comentário